Olás! Comentário Texto 1

Ir em baixo

Olás! Comentário Texto 1

Mensagem  Rafael Venturini em Ter Set 22, 2009 7:20 am

Um olá as colegas do curso.

Primeiramente gostaria de agradecer a iniciativa do professor Giovanni Alves em ministrar este curso, sobretudo em sua modalidade não-presencial. A proposta certamente tem muito a oferecer no desenvolvimento da práxis emancipatória dos participantes.

Bem, gostaria de já iniciar os debates sobre o texto 1, e faço abaixo pequenas observações.

- Como um estudante da dialética, que aceita negando, há algumas coisas no texto (aspectos formais) que podem ser revisadas para melhor compreensão e clareza, como alguns erros de digitação e parágrafos próximos em que a mesma frase se repete;

- Sobre o método de Lukács, é importante ter em mente que é, em grande medida, um desenvolvimento da forma de pesquisa e exposição desenvolvida pelo próprio Marx (em parceria com Engels), principalmente no Capital. parte-se do concreto (ou da pseudoconcreticidade negativamente determinada, Kosik), faz-se a abstração, delimita-se o objeto de estudo e aprofunda-se seu estudo, de suas íntimas relações e movimento interno, para posteriormente retornar ao concreto, a imediaticidade (depois de mediada pelo entendimento e pela razão). Da simples manifestação a essência. O "método" Dialético (na realidade, devemos registrar que a dialética não é método, mas ontologia, teoria do conhecimento e lógica - como expõe Lukács no Cap. 4 da parte I da Ontologia) foi corretamente compreendido pelo filósofo húngaro, e descrito de modo claro pelo mesmo.

Rafael Venturini

Mensagens : 1
Data de inscrição : 22/09/2009
Idade : 29
Localização : Vitória/ES

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum